segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dallagnol vai pros EUA, onde terá reunião com Departamento de Justiça americana


247 – O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, viaja para os Estados Unidos nessa semana, onde se reunirá com representantes do Departamento de Justiça daquele país no dia 23.


A relação entre Brasil e Estados Unidos no âmbito da Lava Jato é um mistério. O Ministério Público Federal não se manifesta respeito alegando que o assunto é sigiloso.


Há suspeita de que a força-tarefa esteja colaborando de modo informal e irregular com autoridades americanas, uma vez que a cooperação de investigação entre países deve ocorrer via Ministério da Justiça, e não diretamente pelo Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal, conforme um decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.




Confira também, A Globo escondeu Transposição do São Francisco

Caso os investigadores estejam estimulando delatores a colaborar com autoridades americanas, isso seria ilegal. Corre na Justiça americana procedimentos contra a Petrobras. E recentemente, o MP brasileiro ajudou autoridades dos EUA a aplicar multa milionária à Embraer, que compete com a Boeing americana e a Bombardier Canadense no mercado mundial de aeronaves.