segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Site usa foto de 2005 para dar notícia falsa de que Marisa Letícia estaria viva

Resultado de imagem para lula velorio

No sábado, logo após o velório de Marisa Letícia, em São Paulo, começou a circular na internet a notícia de que a morte da ex-primeira-dama seria uma farsa. 


O site Saúde, Vida e Família sustentou a informação dizendo que a cerimônia fúnebre havia ocorrido com o caixão fechado e que a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva fora fotografada na Itália neste final de semana.


As notícias são falsas. No velório da ex-primeira-dama, o caixão permaneceu aberto e foi fotografado diversas vezes.

No enterro, Lula repousou a mão sobre a da esposa
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação
Outro fato que comprova que se trata de uma notícia enganosa são as fotos utilizadas na publicação. Na imagem em que Lula aparece com a mão sobre um caixão, o petista está de bigode. No entanto, nos registros feitos do petista no velório da mulher, o ex-presidente está com barba.


Lula estava de barba neste sábado durante o velório
Foto: TIAGO QUEIROZ
A foto utilizada para propagar a informação falsa é de 2013, registrada em missa em homenagem ao ex-governador de Sergipe Marcelo Déda (PT).


Registro que mostraria Lula em enterro de Marisa com caixão fechado é de 2013, durante missa em homenagem ao ex-governador de Sergipe Marcelo Déda (PT)
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República/Divulgação
O site ainda publicou uma imagem de Marisa Letícia como se fosse a prova de que ela teria viajado para a Itália neste final de semana. De fato, a imagem foi feita no país europeu, mas em 2005, quando Lula foi recebido pelo então embaixador do Brasil Itamar Franco para acompanhar a cerimônia de sepultamento do papa João Paulo II. A publicação falsa editou a imagem, de modo a mostrar somente a ex-primeira-dama — excluindo, assim, Lula e Itamar, que morreu em 2011.


Foto usada na matéria falsa (a primeira, no alto) é de 2005 e cortou imagem de Lula e Itamar
Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República/Divulgação
A morte de Marisa Letícia foi confirmada na última sexta-feira pelo Hospital Sírio-Libanês, onde ela estava internada desde 24 de janeiro. 

Zero Hora tentou falar com o site que divulgou a notícia falsa, mas não obteve sucesso. A publicação não tem nomes de responsáveis nem canais para contato.


[VÍDEO]Luana Piovani diz que Lula faz drama por morte de D. Marisa